.....
...........Ainda é possível encontrar no interior de Sergipe manifestações culturais e a preservação tradicional em algumas cidades pequenas, que com muitas dificuldades, mantém essas manifestações que engrandecem a cultura do lugar.
...........Na cidade de Boquim, conhecida como a ‘terra da laranja’, a Igreja Católica, que é dirigida pelo padre Gildeon, vem mantendo a cultura do alto falante, que transmite a missa e toca músicas religiosas antes de começar a celebração, se expandindo desde a Praça do Vigário Cravo até a Praça da Laranja.
...........Segundo Moacir, zelador da Igreja Matriz de Senhora Santana, todo horário antes de começar a missa, o serviço de alto falante, que pertence a própria igreja e funciona na parte externa da Matriz, entra em funcionamento nesse horário, para anunciar, ou chamar às pessoas á missa.
...........A missa da tarde, que começa às 4 horas, é bem freqüentada pelos fiéis católicos, e durante esse horário, antes de iniciar a celebração eucarística, muitos ficam aguardando nos bancos da praça, que ficam próximos a igreja.
...........Esse gesto é riqueza do interior, que ainda conserva as coisas boas que trazem paz à alma dos seus habitantes e visitantes. Um comportamento que além de ser religioso, não deixa de ser também cultural.
...........Outro detalhe, é que aquelas pessoas que não vão á missa e moram nas proximidades da Igreja, acabam acompanhando as músicas e em seguida a celebração do padre, sentadas nas suas portas.

...........A estação de Boquim foi inaugurada em 1913, na continuação da então linha do Timbó, que desde 1887 não era prolongada. A cidade já existia como município desde 1870. O nome é uma abraviação do nome original, Boquinha da Mata. "Domingo, oito da manhã. A cidade prepara-se para seu encontro habitual. Roupa engomada, sapatos lustrados, perfume, brilhantina glostora para os homens e laquê nos cabelos femininos. Sempre no capricho. Ah, os lenços não podiam faltar. Tudo pronto para o momento mais esperado da semana. De todas as ruas saiam enfatiotados em direção à estação.
![]()

|
|